Se você tem uma empresa ou deseja começar a empreender, pode ser de grande valor saber identificar uma boa oportunidade de negócio. Para isso, é preciso saber quais são os principais aspectos que devem ser levados em consideração para conseguir tirar o melhor proveito dela.
Sem essa etapa de identificação e ponderação, pode ser muito mais difícil implementar as estratégias necessárias para garantir o crescimento do seu empreendimento no longo prazo e obter o lucro esperado.
Afinal, oportunidades de negócio vão além de simplesmente ter uma boa ideia e sair executando. Passa por identificar a dor de um consumidor e solucioná-la, reconhecer nichos de mercado, estruturar o negócio, colocar em prática, acompanhar os resultados e fazer ajustes, se necessário.
Quer entender um pouco mais sobre como identificar boas oportunidades de negócio e como exercitar sua visão empreendedora? Confira a seguir.
Conteúdo
- O que é uma oportunidade de negócio?
- Como identificar uma oportunidade de negócio?
- Como ter uma visão empreendedora?
- Exemplos de oportunidades de negócio para empreendedores?
- Mercado Digital: uma boa oportunidade para todos os tipos de empreendedores
- E-commerce
- Criador de conteúdo digital
- Desenvolvimento de aplicativos
- Games
- O que fazer para aproveitar uma oportunidade de negócio?
O que é uma oportunidade de negócio?
Uma oportunidade de negócio é uma chance percebida pelo empreendedor de vender seus produtos ou serviços de acordo com as necessidades de um determinado público consumidor. Também pode estar relacionada a um contexto específico, como demandas sazonais ou eventos.
Para ser considerada uma boa oportunidade de negócio, antes de qualquer coisa, ela tem que ser viável.
Ou seja, precisa ser uma ideia que o empreendedor tenha capacidade de executar, e que se aplique a um espaço de mercado ainda inexplorado, atenda a uma demanda específica ou que a empresa tenha vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Além disso, é importante que o futuro empreendedor tenha conhecimento sobre o valuation de seu negócio e como ele irá impactar de forma positiva a vida das pessoas.
A ideia de negócio é justamente o estágio anterior à oportunidade, por isso tantos pontos importantes para se analisar antes de começar. O que separa a oportunidade de um negócio na prática é a estratégia e plano prático para execução.
Como identificar uma oportunidade de negócio?
Para identificar uma oportunidade de negócio é fundamental avaliar se o segmento em que você deseja atuar apresenta alguma demanda que não está sendo atendida de maneira adequada. É um processo que exige bastante estudo, pesquisa e análise do mercado.
Em outras palavras: que dor você está solucionando com seu produto ou serviço? Qual o tamanho da empresa que você deseja abrir, uma microempresa ou outro formato?
Por isso é tão importante não só conhecer bem o seu público, mas prestar atenção às necessidades dele, bem como entender o custo-benefício e o valor agregado do produto ou serviço que você oferece.
Uma outra maneira de identificar uma boa oportunidade de negócio é manter-se atualizado sobre o mercado no geral. Mais precisamente no seu segmento, mas sem abrir mão de ficar por dentro dos contextos em outras áreas complementares.
Muitas vezes, ao observar o que outros nichos fazem, algumas ideias podem surgir e se adaptar ao seu negócio.
Como ter uma visão empreendedora?
A visão empreendedora é uma característica de quem sabe quais são os seus objetivos e aonde deseja chegar. E a boa notícia é que ela pode ser desenvolvida e treinada.
Isso mesmo. Ter uma visão empreendedora, que identifica oportunidades escondidas mais facilmente, requer, além de estudo de mercado, investimento em autoconhecimento e no desenvolvimento pessoal.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) considera estas algumas das principais características de um bom empreendedor:
- Iniciativa;
- Perseverança;
- Coragem para correr riscos (na medida certa);
- Capacidade de planejamento;
- Eficiência e qualidade;
- Liderança;
- Boa rede de contatos.
Ao vislumbrar o que os concorrentes não conseguem ver, pode ser possível identificar oportunidades de negócio em espaços que são considerados saturados ou que aparentam baixa possibilidade de retorno financeiro.
Para ter uma visão empreendedora, pode ser um diferencial estar consciente dos pontos fortes e fracos do seu negócio, além de ser capaz de colocar ideias em prática rapidamente, focar nas soluções e dedicar os esforços necessários para alcançar os objetivos.
Exemplos de oportunidades de negócio para empreendedores?
Aqui, antes de trazer algumas oportunidades de negócio para empreendedores, é preciso explicar que há dois tipos deles: o empreendedor por oportunidade e o que chamam de empreendedor por necessidade.
O empreendedorismo por oportunidade acontece por escolha da pessoa, e não por necessidade – ou seja, quando existe o desejo de empreender, e não a obrigação por ser a única opção disponível para gerar renda.
Em outras palavras: o empreendedorismo por oportunidade consiste em ter um negócio para aproveitar uma demanda específica do mercado; o empreendedorismo por necessidade é motivado pela ausência de outras formas de se sustentar (como falta de emprego).
Entender essa diferença é importante na hora de encontrar as boas oportunidades de negócio, assim como o risco que cada tipo de empreendedor pode correr ao optar por colocar alguma delas em prática.
Mercado Digital: uma boa oportunidade para todos os tipos de empreendedores
Depois da pandemia, novas oportunidades de negócio para empreendedores podem ser observadas, especialmente dentro do mercado digital. As transformações tecnológicas e as mudanças nas relações de trabalho colocaram esse segmento em destaque.
Muitas empresas e funcionários agora preferem rotinas mais flexíveis, baseadas na modalidade híbrida ou totalmente remota. Essa tendência foi observada em um estudo realizado em 2022 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o PageGroup e a PwC Brasil.
Assim, algumas oportunidades de negócio podem surgir dentro de certos modelos – lembrando sempre que elas devem ter um contexto completo, desde a identificação de uma dor a ser solucionada até o plano de negócio.
E-commerce
O e-commerce (ou lojas virtuais) é um modelo para vender produtos e serviços ou comercializar mercadorias de terceiros sem a necessidade de um ponto de venda físico.
É possível abrir uma loja virtual em uma plataforma de e-commerce e começar a disponibilizar diferentes tipos de produtos, como artigos de decoração, roupas, bijuterias, refeições, entre outros, que devem estar alinhados com o perfil e a estratégia do seu negócio.
O e-commerce, afinal, é a forma como você pode viabilizar uma boa oportunidade de negócio, e não a oportunidade em si.
Criador de conteúdo digital
O papel de criador de conteúdo digital se fortaleceu nos últimos anos. A produção de materiais em diferentes formatos, para diversos parceiros e marcas é uma oportunidade de negócio latente e que ainda tem potencial de mercado.
Para isso, é preciso se atualizar constantemente com as tendências do seu nicho, buscar os conhecimentos necessários, bem como as melhores técnicas para desempenhar seu trabalho com qualidade. Também é fundamental se dedicar para construir uma base sólida de clientes.
Importante: ter sucesso com criação de conteúdo digital passa por uma série de desafios. Eles vão desde conhecer bem seu tema e entregar algo valioso para a audiência até aprender bastante sobre algoritmos de entrega das redes sociais. Não é, como muita gente tenta vender, o emprego dos sonhos.
Desenvolvimento de aplicativos
A demanda pelo desenvolvimento de aplicativos é crescente, na esteira do maior acesso à tecnologia e do aumento do número de smartphones em circulação. Se é uma área que te interessa aprender, ou que você já tenha algum domínio, pode ser um bom nicho para identificar uma oportunidade de negócio.
Games
O segmento de games é outro que há anos cresce exponencialmente, abrindo espaço para pequenos e médios negócios na área.
De acordo com a Newzoo, plataforma de dados do mundo dos games, em 2021 o setor movimentou cerca de US$ 2,3 bilhões (R$ 11,8 bilhões) no Brasil. Isso tornou o país o maior mercado da América Latina e o 12º do mundo.
O que fazer para aproveitar uma oportunidade de negócio?
Para aproveitar uma oportunidade de negócio é importante estar sempre atento. Elas podem surgir a qualquer momento e, muitas vezes, em situações nunca imaginadas.
Encontrar os melhores canais para disponibilizar seus produtos e serviços, entender as necessidades do cliente, saber controlar as vendas e ter um conhecimento aprofundado sobre as soluções oferecidas pelo seu portfólio são pontos de atenção para se destacar entre os concorrentes.
Já as oportunidades de negócio exigem olhar para além disso. Elas demandam criar um ambiente favorável para identificar e estabelecer estratégias eficientes de colocá-las em prática. Assim, torna-se possível usufruir de todos os benefícios da sua oportunidade de negócio, caminhando em direção ao sucesso desejado.
Fonte: NuBank
Foto: Canva