O número de negócios digitais vêm crescendo exponencialmente nos últimos anos, especialmente após 2020 com o início da pandemia. Com a necessidade de distanciamento social e a limitação de atividades presenciais, as pessoas passaram a buscar mais serviços e produtos online, impulsionando o comércio eletrônico e outros serviços online.
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo aponta que o valor médio que o brasileiro gasta em negócios online cresceu para R$ 460. Só o e-commerce brasileiro teve um faturamento de R$ 150,8 bilhões em 2022.
Mas, afinal, o que é um negócio digital e quais são as principais características desse modelo de empreendimento? Confira abaixo!
Conteúdo
- O que é um negócio digital
- Quais são os negócios digitais?
- Características de um negócio digital
- Tecnologia e inovação
- Modelos de negócios
- Escalabilidade
- Atualização constante
- Conectividade e ações de marketing digital
- Vantagens e desvantagens dos negócios digitais
- Vantagens de um negócio digital
- Desvantagem de um negócio digital
O que é um negócio digital
Um negócio digital é uma empresa que opera completamente online, utilizando tecnologia e a Internet para desenvolver e comercializar seus produtos e serviços.
Alguns negócios digitais de sucesso que podemos destacar são Amazon, Netflix, Uber e Airbnb, por exemplo, que operam somente por via digital. Na maioria dos casos, aliás, elas não possuem sedes físicas para atender seus clientes.
Quais são os negócios digitais?
Um empreendimento digital pode estar inserido em diversos segmentos de mercado. Entre eles, podemos destacar:
- E-commerces;
- Cursos Online e EAD;
- Aplicativos;
- Serviços de Streaming;
- Infoprodutos como e-books, vídeo-aulas, programas para computador;
- Consultoria online;
- Fintechs;
- Soluções tecnológicas.
Características de um negócio digital
A principal característica de um negócio digital é sua presença online, seja por meio de um site, de uma loja virtual ou de redes sociais.
No entanto, há outras características que definem esse modelo de negócio. Entenda:
Tecnologia e inovação
As empresas digitais utilizam a tecnologia existente para reduzir custos, coletar dados e fornecer uma melhor experiência ao cliente. Além disso, a tecnologia ajuda a obter vantagem competitiva, reduzindo despesas gerais e fornecendo novo valor aos clientes.
Para atender à demanda online de seus clientes, muitas ferramentas já foram desenvolvidas e facilitam as operações dos negócios digitais, como:
- Mecanismos de comunicação com o usuário (chatbots);
- Agentes virtuais com o uso de Inteligência Artificial;
- Aplicações de Inteligência artificial para recomendações de produtos;
- Formulários editáveis para pesquisas de satisfação;
- Plataformas de pagamento nacionais;
- Plataformas para pagamentos e transferências internacionais;
- Sistema para Atendimento ao Consumidor;
- Sistemas de controle logístico (para envio e acompanhamento de remessas de mercadorias).
Ademais, um negócio digital está sempre em busca de inovação para melhorar a experiência do cliente, seja por meio do lançamento de novos produtos ou serviços, ou da adoção de novas tecnologias.
Modelos de negócios
Outra característica é entender e incorporar novos modelos de negócios que focam na experiência do cliente no centro da estratégia digital, tornando-se um diferencial importante no mercado.
Escalabilidade
Um negócio digital tem a capacidade de escalar rapidamente, sem precisar de grandes investimentos em estrutura física ou recursos humanos.
Atualização constante
Além disso, um negócio digital deve acompanhar as mudanças no mundo para se manter competitivo no mercado.
Por exemplo, com a chegada da pandemia, muitas empresas precisaram mudar o modo de operação. Por isso, é preciso:
- Entender o que está acontecendo digitalmente em sua área de atuação;
- Estudar o público;
- Analisar os concorrentes e os diferenciais oferecidos por outras empresas;
- Ficar por dentro das novas tecnologias;
- Renovar o aprendizado constantemente;
- Entender as experiências que os consumidores buscam.
Existem muitas maneiras de encontrar atualizações para toda equipe de um negócio digital, como em cursos online, blogs, fóruns, palestras, workshops, etc.
Conectividade e ações de marketing digital
A conectividade é essencial para um negócio digital de sucesso.
Por isso, a empresa deve estar presente nas redes sociais. Não só com publicações frequentes, mas promovendo a interação, respondendo a perguntas e comentários para que seu público te conheça melhor.
A equipe de marketing também deve trabalhar para tornar a marca continuamente relevante e com credibilidade para conseguir a fidelidade do cliente. Sobretudo, o marketing digital e de experiência são essenciais para construir uma marca sólida aos olhos do cliente de um negócio digital.
Vantagens e desvantagens dos negócios digitais
A principal vantagem de um negócio digital é a redução de custos e fronteiras. Por outro lado, como desvantagem há a grande concorrência.
Vantagens de um negócio digital
Entenda as principais vantagens de um negócio digital.
Baixo custo inicial
Um estudo realizado pela consultoria McKinsey & Company em 2020 apontou que, em média, os custos de abertura de um negócio digital são cerca de 20% menores do que os custos de abertura de um negócio físico.
Isso acontece porque não há gastos como aluguel, reforma, mobiliário, entre outros.
Flexibilidade de fronteiras
Dependendo do modelo de negócios, é possível ter clientes em qualquer lugar no mundo e maximizar os ganhos.
Escalabilidade
Um negócio digital tem maior capacidade de escalabilidade, já que é possível alcançar muitos clientes em todo o mundo através da internet.
Desvantagem de um negócio digital
Por outro lado, há desvantagens que devem ser consideradas.
Competitividade e concorrência
O número de novos negócios digitais está cada vez maior porque os custos de operação são muito menores. Então, aumenta também a concorrência nesse mercado.
Sendo assim, é importante entender o que o cliente quer, focar em sua experiência para se destacar dos concorrentes.
Falta de credibilidade
Um negócio digital deve lidar com outro grande desafio: a credibilidade. Muitos desses negócios nascem e continuam apenas no meio online, o que pode criar uma certa desconfiança no consumidor.
Por isso, é fundamental criar ações que transmitam mais segurança ao público-alvo.
Fonte: Remessa Online
Foto: Canva