Como fazer um planejamento pessoal

Um planejamento pessoal é uma forma de organização onde você direciona as suas ações e atividades às suas metas e objetivos de vida. Focando sempre em um plano eficiente e que traga resultados positivos a curto, médio e longo prazo. Definindo estratégias e metodologias para otimizar o seu plano, sem deixar com que nenhum imprevisto te impeça de alcançar o que você almeja.

Ter um planejamento é de extrema importância para que você aumente as chances de sucesso. Sem um planejamento bem estabelecido estamos sempre correndo risco de tomar decisões erradas e que podem trazer diversos impactos negativos no futuro.

Etapa 01: Entender mais sobre você

A primeira coisa a se fazer antes de tomar qualquer decisão é parar e analisar você mesmo(a). Pense em quais são os seus pontos mais fortes, suas maiores fraquezas, o que te impede de atingir os seus objetivos, quais são as oportunidades que você tem hoje e quais são as que você não tem mais gostaria de ter.

O autoconhecimento é de extrema importância no processo de planejamento pessoal, ele vai ser o ponto de partida de tudo isso. Uma ótima ferramenta para te auxiliar nisso é a análise SWOT que já foi mencionada anteriormente.

Etapa 02: Defina suas missões e valores

Para você ter um planejamento que seja eficiente é preciso que você tenha conhecimento de quais são os seus valores, missões e objetivos. Pergunte a si mesmo quais são as coisas que você mais deseja conquistar. Algumas perguntas que podem te ajudar nisso são:

  • Quais são os problemas que você tem atualmente que gostaria de resolver?
  • Se você tivesse que sair de casa todos os dias, o dia todo, onde você iria e o que faria?
  • O que você gostaria de mudar na sua vida?
  • Qual é a coisa mais importante para você hoje? Por quê?

Após pensar em todas essas perguntas, analise o que seria necessário para que estas coisas se realizem. O que você precisaria começar ou para de fazer, quais são os passos para se tomar até que essa meta de realize. Durante isso, tenha sempre claro em sua mente os seus valores para nunca se desviar deles durante o processo.

Etapa 03: Divida sua vida em áreas de atuação

Fazer um planejamento pode não parecer muito fácil, ainda mais pela primeira vez. Para facilitar um pouco isso tudo, divida a sua vida em áreas de atuação que possuem relevância. Os mais comuns são: social, profissional e financeiro.

Pense também, no seu tempo disponível que será investido em atividades em cada uma dessas áreas. Seja em práticas diárias, semanais ou mensais. Tendo uma visualização geral de todas as áreas de importância da sua vida, será possível ter uma maior assertividade ao tomar decisões e definir o planejamento.

Etapa 04: Defina metas e objetivos

Agora que você já definiu quais são as coisas que você deseja alcançar, chegou a hora de definir as suas metas e objetivos. Para isso lembre-se da etapa 2, onde você descobriu quais eram os seus valores e missões.

A partir disso crie metas individuais pensando em cada área da sua vida, levando em consideração, sempre, o prazo necessário, a execução e a forma mais adequada de se fazer isso.

Um erro muito comum é criar metas inalcançáveis ou que não condizem com o que foi definido na etapa 2. Não queremos que isso ocorra, por isso é de extrema importância seguir cada passo para que seja possível criar o melhor e mais eficiente planejamento pessoal que você pode ter.

Ter metas e objetivos bem definidos é uma das grandes chaves para se alcançar o sucesso. Outra dica para ajudar nisso é uma técnica chamada SMART que é um método que estabelece critérios no processo de definição de objetivos e metas.

Etapa 05: Acompanhe seu desempenho

Você pode ter o melhor planejamento pessoal do mundo, mas se você não tiver um meio de acompanhar e medir esse esforço regularmente, não adianta de nada.

Saber como está o andamento de cada meta é essencial para que você saiba se o que você tem feito está tendo um efeito positivo ou negativo na sua vida. Caso tal meta não esteja atingindo os resultados esperados, criar uma outra alternativa. Porém, isso só será possível se você acompanhar cada uma das metas de perto.

 

Fonte: Portal Planning is Cool
Foto: Canva

Ideias Muito Lucrativas

Projeto voltado para pessoas empreendedoras, que sonham iniciar seu próprio negócio sem precisar investir muito dinheiro. São dicas e sugestões que permitem trilhar um caminho para obter uma fonte de renda, seja ela principal ou extra.

RELACIONADOS

As vantagens de empreender em sua própria casa

As vantagens de empreender em sua própria casa

Trabalhar em casa tem se tornado uma opção cada vez mais atraente para muitas pessoas em todo o mundo. Com o avanço da tecnologia e a mudança nos modelos de trabalho, o empreendedorismo em casa oferece uma série de benefícios que podem transformar a maneira como vemos...

Como empreender na Internet com poucos recursos

Como empreender na Internet com poucos recursos

Nos dias de hoje, empreender na internet se tornou uma alternativa acessível e promissora para muitos indivíduos que desejam iniciar seus próprios negócios sem a necessidade de investimentos vultosos. Com o crescimento constante do comércio eletrônico e das...

Finanças pessoais: dicas práticas para se organizar

Finanças pessoais: dicas práticas para se organizar

Gerenciar as finanças pessoais é uma habilidade fundamental para alcançar a estabilidade financeira e realizar objetivos de vida. Organizar as finanças pessoais não precisa ser uma tarefa árdua; com algumas estratégias simples, é possível criar um plano eficiente....