Sem edição e com apenas sete segundos de duração, um vídeo que mostra uma pequena guirlanda de brigadeiros alcançou mais de 13 milhões de visualizações no Instagram desde a sua postagem no dia 4 de novembro. No TikTok, o mesmo vídeo teve mais de 2 milhões views. “Eu não tinha noção que ia fazer tanto sucesso assim. Em 15 minutos, tinha umas mil visualizações e só foi aumentando”, diz Karla Nogueira, 37 anos, dona da Doce Papel, de Campo Grande (MS).
@docepapelcgEntão é natal 😍♬ JINGLE BELLS – Tokyo Machine
A inspiração para a guirlanda — montada com os doces enrolados em papel celofane — foi um vídeo que ensinava algo semelhante usando bombons Ferrero Rocher. “Eu fiquei pensando como aproveitar aquela ideia, mas com um quitute que eu produzisse. E aí foi bem espontâneo, tinha uns brigadeiros sobrando de uma encomenda e montei com o material que eu já tinha”, conta.
Em menos de uma semana, o perfil da empresa ganhou mais de 50 mil seguidores. A repercussão também impactou no engajamento de vídeos antigos e nos que foram postados posteriormente — focados na temática de Natal. Ela também vende guirlandas de suspiro, além de minipanetones, pirulitos de pinheiro e bites de chocotone.
Com o vídeo viral, apareceram muitos usuários curiosos. Nogueira diz que nem todo mundo que chegou é da sua região, impossibilitando a conversão total em vendas. Ela acredita que os pedidos aumentaram, mas diz que ainda não conseguiu contabilizar o crescimento por conta dos afazeres que vieram com a maior demanda.
“O maior volume de vendas desses produtos costuma ser em dezembro, mas já consegui vender e já tenho pedidos agendados para o próximo mês”, conta. Ela tem recebido encomendas de todos os doces.
Antes de viralizar no Instagram, a rede social já era a principal forma de venda e divulgação de Nogueira — que começou a empreender em 2014 para passar mais tempo com o filho. Há três anos, o perfil que tinha mais de 74 mil seguidores foi hackeado, e a empreendedora precisou recomeçar do zero. Desde então, a conta ficou estagnada em cerca de 40 mil e só com a guirlanda de brigadeiro conseguiu crescer. Hoje, a Doces Papel acumula mais de 94 mil seguidores.
Fonte: PEGN