Com um bom mapeamento, um planejamento e um perfil comportamental traçado com base em dados, você pode começar a colocar em prática as 7 dicas que apresentamos a seguir. Elas são dicas práticas e que podem ser adaptadas a diferentes modelos de negócio. Acompanhe!
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1. Invista em um atendimento de excelência
Atração, captação e fidelização de clientes são objetivos que devem estar associados a um atendimento de qualidade. Portanto, é importante que sua empresa e seus colaboradores estejam preparados para oferecer um atendimento único para fazer com que o consumidor tenha vontade de fazer novos negócios com a sua empresa. Assim, sem atendimento de qualidade, ficará bem mais difícil captar novos clientes e ainda poderá correr o risco de perder os clientes atuais.
2. Treine os seus colaboradores
Atrelada à questão do atendimento, está a necessidade de treinar os seus colaboradores. Um time alinhado, capaz de dar suporte ao cliente e preparado para lidar com os problemas, garante uma abordagem qualificada aos clientes, o que propicia maiores chances de fidelização desses consumidores. Isso favorece o crescimento da empresa e amplia as possibilidades de captação de novos clientes para o negócio.
3. Desenvolva parcerias
Você pode investir em parcerias com outras empresas ou negócios locais que possam atrair clientes para a sua empresa. Outra opção é apostar em influenciadores digitais, que são pessoas que utilizam redes sociais para expressar a sua opinião e influenciar um determinado público.
Inclusive, essa é uma ótima oportunidade de realizar o marketing digital do seu negócio, por meio da divulgação da sua marca pelos influenciadores. Mas atenção: é importante contactar pessoas que abordem temáticas relacionadas ao mercado que sua empresa atua, para que sua empresa seja vista por potenciais clientes que já possuem interesse no seu produto/serviço.
4. Participe de eventos
Faça eventos dentro da sua empresa e atraia clientes em potencial para dentro do seu negócio. Você também deve participar de eventos que concentram pessoas interessantes e que podem ampliar o conhecimento do mercado a respeito da sua marca.
5. Invista nas redes sociais certas para o seu negócio
Atualmente estar nas redes sociais é quase um imperativo para atrair novos clientes e obter sucesso nos negócios. Mas será que você e o seu cliente em potencial estão na mesma rede social?
É aqui que faz toda a diferença ter um mapeamento do perfil e comportamento do seu público. Ele auxiliará na identificação de quais redes sociais são mais utilizadas pelo seu público, para você investir em estratégias de marketing digital do sua empresa.
6. Conecte a sua empresa a um marketplace
O marketplace consiste em uma plataforma, mediada por uma determinada empresa, na qual vários fornecedores se inscrevem e vendem seus produtos. Dependendo do perfil do seu negócio, conectar-se a um marketplace pode ser uma alternativa interessante para atrair a atenção e o interesse de pessoas que jamais conheceriam o seu negócio.
7. Invista em estratégias de inbound marketing
O inbound marketing é uma estratégia de marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. Diferente do outbound, o inbound é focado em estratégias indiretas e se afasta das estratégias tradicionais de publicidade.
Ele está baseado na ideia de criar uma conexão com um determinado público por meio do SEO, marketing digital, marketing de conteúdo e estratégias específicas nas redes sociais.
As empresas podem mesclar suas ações, investindo tanto no marketing direto, como no marketing indireto. O importante, em qualquer situação, é ter clareza com relação ao público que você quer atingir.
Como você pode ver, captar clientes para uma empresa não é um processo simples, suas ações devem estar baseadas em conhecimentos de mercado e em estratégias alinhadas com o perfil, comportamento e necessidades do seu público. Colocando nossas dicas em prática, com certeza você criará um ambiente favorável para melhorar o desempenho da sua empresa.
Fonte: Portal Serasa Experian
Foto: Canva